Auxílio-Acidente: O Que É, Quem Tem Direito, Como Funciona

Como funciona o auxílio acidente?

 

Como sabemos, infelizmente é comum nos depararmos com acontecimentos que resultam em acidentes sérios. Muitas vezes, esses acidentes podem ocorrer de forma que impossibilita o trabalhador de realizar suas tarefas cotidianas. Quando isso acontece, é o momento de se afastar das tarefas a fim de buscar a normalização da saúde.

 

Para esses casos, o profissional pode contar com o auxílio do INSS voltado a auxiliar em sua recuperação. Confira abaixo, tudo o que você precisa saber sobre o auxílio acidente, como ele funciona e quem tem direito a esse benefício previdenciário. Após isso, conheça a Mastercapital e como ela pode auxiliar você em suas demandas. 

 

O que é o auxílio acidente?

 

Basicamente, o auxílio acidente é um benefício previdenciário que visa proteger e ajudar profissionais que sofreram acidentes. Sendo pago mensalmente, o auxílio tem como objetivo manter o trabalhador enquanto ele se recupera. Assim, o valor pode ser utilizado em suas contas, alimentação, abrigo e o que mais for de gasto mensal de sobrevivência.

 

Vale frisar que esse auxílio previdenciário não é o mesmo que o auxílio doença que, por sua vez, mantém profissionais afastados por condições médicas. O auxílio acidente tem como foco recuperar pessoas acidentadas, mas não enfermas. Porém, também é importante dizer que o auxílio doença também é um direito previdenciário. 

 

Quem tem direito ao auxílio acidente?

 

Basicamente, tem direito ao auxílio acidente os profissionais que estão incapacitados de realizarem suas tarefas cotidianas devido à acidentes ocorridos. Em casos como estes, onde o profissional necessita de recuperação, é dever do governo junto ao INSS garantir a autossuficiência do trabalhador.

 

Para isso, é pago mensalmente um valor direcionado ao sustento do profissional acidentado. Com ele, é possível manter-se durante a recuperação que levará a retomada de suas tarefas cotidianas. Tanto trabalhadores CLT, como PJ que contribuem para a previdência social têm direito a receber o auxílio acidente se necessário. 

 

Como funciona o auxílio acidente?

 

Resumidamente, esse benefício atua com a finalidade de manter o profissional enquanto sua recuperação é feita. Para isso, são pagas algumas parcelas voltadas ao sustento do trabalhador que está afastado do trabalho. O auxílio acidente equivale a 50% do salário do profissional e é pago enquanto o profissional estiver passando por recuperação.

 

Podem receber esse auxílio, profissionais que sofreram acidentes, como:

 

  • Acidentes de trabalho, como lesões causadas por quedas, cortes, queimaduras, esmagamento, exposição a produtos químicos e outros riscos ocupacionais.
  • Acidentes de trânsito, como colisões de veículos, atropelamentos e quedas de motocicletas. 
  • Acidentes domésticos, como quedas em casa que resultam em fraturas ou outras lesões graves. 
  • Acidentes esportivos, como lesões graves causadas por atividades físicas intensas.

 

Além disso, vale lembrar que acidentes causados no ambiente de trabalho também se encaixam na categoria, como LER e demais condições. Sem contar, é claro, que dependendo da gravidade do ocorrido, o trabalhador pode recorrer na justiça por conta da insalubridade do ambiente de trabalho. E como solicitar o auxílio acidente?

 

Como solicitar o auxílio acidente?

 

Está precisando solicitar o seu auxílio acidente, mas não sabe como fazer isso? Calma, pois temos uma boa notícia para você! Aqui, na Mastercapital, temos profissionais especializados em atender suas demandas. Contratando um deles, você consegue garantir seus direitos, se informar e ainda ter suporte do início ao fim.

 

Saiba mais sobre como te ajudamos nessa etapa! Acesse nossa página de serviços! 

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Formulário de contato

Preencha seus dados para que um de nossos
Consultores possa entrar em contato.