Você sabe como funciona o benefício previdenciário?
Como sabemos, ao longo de nossa vida, contribuímos mensalmente para a Previdência Social. Assim, quando atingimos um certo período de tempo, após algumas contribuições, podemos nos beneficiar de parcelas mensais. Com isso, a tão aguardada e desejada aposentadoria é alcançada e finalmente temos o tão merecido descanso.
Porém, falando assim, até conseguimos fazer todo esse processo parecer simples e de fácil entendimento. No entanto, embora não seja uma ação complexa, entender o benefício previdenciário exige um pouco mais de leitura. É com esse objetivo, que hoje nós iremos te auxiliar a entender melhor como funciona todo o processo previdenciário.
Sendo assim, te convidamos a ficar conosco ao longo deste conteúdo. Bora lá?
Como funciona a previdência social?
Entender a previdência social não é uma tarefa tão difícil, pois seu funcionamento ocorre por meio de uma lógica simples. Basicamente, como tudo em nossa sociedade, existe uma determinada regra no que diz respeito à contribuições. Ou seja, todos contribuímos executando ações que irão beneficiar todos igualmente, mantendo o atual sistema.
Contudo, para que haja certa “justiça” no que diz respeito a essas contribuições, há um período pré determinado de parcelas que devem ser cumpridas. Resumindo, cada cidadão brasileiro trabalha por alguns anos contribuindo para a previdência. Após essa alguns anos, é possível se beneficiar de parcelas mensais mesmo sem estar trabalhando.
O benefício previdenciário visa garantir que, ao final de bons anos de carreira, o profissional possa descansar adequadamente. Em alguns casos também, o trabalhador é assegurado quando está impedido de executar suas atividades trabalhistas. Mas, para que não fique tão confuso, separamos abaixo as principais utilidades do benefício.
Vejamos:
Quais são os benefícios previdenciários?
Existem inúmeros benefícios previdenciários e todos funcionam a partir da mesma lógica: um determinado número de contribuições garante uma vantagem específica. Por isso, para que você saiba quais são esses benefícios, separamos eles abaixo. Confira cada um deles e saiba quais são seus direitos ao contribuir mensalmente para a previdência.
Aposentadoria por idade: Ocorre quando o profissional de 60/65 anos já finalizou suas parcelas mínimas de contribuição. Com isso, o trabalhador pode ser beneficiado pela aposentadoria, sendo assegurado por um salário suficiente ao seu sustento.
Aposentadoria por contribuição: A aposentadoria por contribuição, diferentemente da aposentadoria por idade, é um benefício previdenciário de anos trabalhados. Ou seja, o trabalhador não precisa ter idade mínima, mas sim um tempo total de carteira assinada.
Aposentadoria por invalidez: Neste caso, o trabalhador é assegurado após sofrer algum incidente que o impossibilite de executar suas funções. Para que o profissional possa se beneficiar nesse caso, é preciso comprovar a invalidez perante a justiça.
Pensão por morte: A pensão por morte é um benefício concedido à pessoa física dependente do segurado que faleceu. Para saber mais sobre o que é exigido nesse processo, clique aqui.
Existem ainda outros benefícios, como o auxílio doença, salário maternidade e outros processos que fazem parte da Previdência Social. Porém, queremos ir direto ao ponto e te ajudar a entender melhor como funciona o cálculo do benefício previdenciário.
Como funciona o cálculo do benefício previdenciário?
O cálculo do benefício varia, geralmente, levando em conta o tempo de contribuição e a média salarial dos anos de contribuição. Por exemplo, o cálculo da aposentadoria por idade é feito com a média dos maiores salários de contribuição correspondentes a 80% de todo o período contributivo, multiplicado pelo fator previdenciário.
Já o cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição considera os maiores salários correspondentes a 80% de todo o período da contribuição. É importante verificar com o INSS ou um profissional especializado qual o cálculo do benefício previdenciário que se aplica ao caso específico, já que a legislação previdenciária pode mudar.
Agora que você já sabe como funciona esse cálculo, fique por aqui e confira outros conteúdos. Porém, se você tiver dúvidas quanto à execução deste cálculo, entre em contato conosco para que possamos te ajudar! Aqui, nosso principal objetivo é te ajudar a ficar por dentro dos seus direitos!
Leia também: Como a carga tributária brasileira se compara com outros países