A certidão negativa é um documento que comprova que empresas e empresários não possuem dívidas fiscais. Esse documento é exigido durante a solicitação de empréstimos e ofertas. Solicitar essa comprovação é um direito de organizações e entidades antes de seguirem com seus processos.
Entender o que é e para que serve esse documento, auxilia as pessoas durante os momentos onde é necessária uma regularização fiscal. Também chamada de “nada consta”, saber como emitir esse comprovante é muito importante. No conteúdo de hoje, iremos te explicar um pouco mais sobre esse processo de emissão. Bora lá?
Como emitir esse documento?
Como já citamos acima, a certidão negativa é um documento que comprova às instituições, que não há a existência de dívidas fiscais no CNPJ da empresa. Para emitir esse documento, basta você saber algumas informações e seguir alguns passos simples.
Para emitir esse documento, você pode utilizar a internet e fazer todo o processo de forma online. Infelizmente, existem ainda, alguns poucos órgãos que irão exigir essa emissão presencial, porém são poucos. Da mesma maneira, boa parte dessas certidões podem ser emitidas gratuitamente, já outras dependem de pagamentos.
Para fazer a emissão da certidão negativa, primeiro é necessária a utilização do CNPJ da empresa. Mas, antes certifique-se de que a empresa está regularizada com o governo. Nesse sentido, pendências como IRPJ, Pis, Cofins, CSLL e contribuições de previdência, tais como INSS e FGTS.
Antes de solicitar esse comprovante de não existência de dívidas fiscais, não esqueça de consultar o andamento dos impostos de sua empresa. Estar de olho nesses cumprimentos, auxilia na correta emissão dessa certidão. Mas, todas as certidões são iguais, ou existem diferenças em cada tipo de documento?
Tipos de certidões negativas
Agora que já deu para entender um pouco sobre o que é e como funciona a emissão da certidão negativa, vejamos os tipos desses documentos. Lembrando que, para fazer sua solicitação, você pode buscar um auxílio profissional. Ao final deste conteúdo, iremos falar um pouco mais sobre isso.
Certidão Municipal
A Certidão Municipal é o documento emitido através deste órgão. Para que ocorra essa emissão, é necessária a inscrição municipal e o CNPJ da empresa. Dependendo da empresa, é solicitado o pagamento de alguma taxa ou a ida presencial.
Certidão da Receita Federal
Essa certidão, assim como o nome já nos diz, é emitida pela Receita Federal para verificação de tributos federais e Previdência Social. Para sua solicitação, assim como nas demais, o CNPJ é exigido. Caso existam pendências, a emissão não acontece até que os pagamentos sejam realizados com foco nessa regularização.
Certidão de Protesto
Também chamada de Certidão Negativa de Protesto, esse documento é voltado a comprovar, ou não, a inadimplência de uma pessoa jurídica. Para que esse documento seja emitido, os processos devem ser realizados junto ao Cartório de Protesto.
Certidão de Distribuição Cível em Geral
Esse documento informa a existência de processos que estejam ocorrendo na justiça cujo réu seja o solicitante da certidão. Para solicitar esse documento, por exemplo, é possível apenas fazê-lo por meio do site da Justiça Federal Brasileira.
Certidão da Justiça Federal
A Certidão da Justiça Federal, também chamada de Certidão Negativa da Justiça Federal, confirma a não existência de pendências no nome da pessoa jurídica. Esse documento pode ser emitido por qualquer órgão do governo. Além disso, ele apresenta também, a regularização no que diz respeito à bens.
Precisa de ajuda com a certidão negativa?
Se você está precisando de ajuda na emissão de sua certidão, a Mastercapital pode te ajudar. Para isso, tudo que você precisa fazer é entrar em contato conosco. Assim, conseguimos te ajudar durante todo o processo de regularização. Da mesma forma, iremos te aconselhar e orientar sobre os melhores caminhos e decisões.
Vamos conversar sobre sua regularização da certidão negativa?